Quando procurais a vossa própria mente no seu verdadeiro estado, vós a encontrais plenamente inteligível, embora invisível.
No seu verdadeiro estado, a mente é despida, imaculada; não é feita de nada, sendo o Vazio; é clara, vácua, sem dualidade, transparente; é intemporal, não composta, desimpedida, incolor; não perceptível como algo separado, mas como a unidade de todas as coisas, embora seja por elas composta; tem um só sabor e transcende a qualquer diferenciação.
Nem é uma mente separável das demais mentes.
Perceber o ser quintessencial da Mente Única é perceber a imutável re-conciliação do Tri-Kaya.
Sendo a mente como o Incriado, pertencente ao Vazio, ao Dharma-Kaya; com o Vácuo e Auto-Radiante, ao Sambhoga-Kaya; e como o Não-Obscuro, brilhando para todas as criaturas vivas, ao Nirmana-Kaya; assim, ela é A Essência Primordial onde os Três Aspectos Divinos são Um.
Se a aplicação iogue desta Sabedoria for completa, compreender-se-á o que foi exposto acima.
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